BBAS3 em Foco: O Raciocínio por Trás da Nossa Decisão em Grupo
Ao Investidor Sociedade Tau,
*Este texto não caracteriza ou intenciona se caracterizar como sugestão de investimento. Decisões tomadas a partir desta publicação não são de responsabilidade da Sociedade Tau.
Hoje realizamos a desmontagem de nossa trava de crédito BBASTAU460U475 com strike travado em BRL 47.14 e, neste espaço, abordaremos os eventos analíticos que nos levaram a esta decisão operacional.
Ainda no dia 18Ago23 em que houveram os vencimentos dos contratos das séries H e T, nossos algoritmos apontaram uma zona de interesse importante para a geração de crédito. O ponto ótimo desta região se encontraria na faixa de preços acima de BRL 49.00 e observaríamos esta faixa de preço acontecendo entre os dias 28 e 29 de Agosto, o que de fato se confirmou nos pregões destes dias – perceba que no dia 29-ago-23 os preços chegaram à BRL 49.24 antes de fecharem em BRL 48.55.

De Olho no Insider
Algumas de nossas variáveis de análise apontavam a pequenas preocupações quanto à permanência do bullish rally iniciado em 17Ago23. A principal delas era o Market Gamma. Junto disto alguns fatores extra-classe como o feriado de nossa Independência, ha 1 semana dos vencimentos contratuais agendados para o próximo dia 15Set23, nos geravam fator de alerta quanto ao balanceamento operacional dos Fazedores de Mercado (FM).
Percebe-se que no dia 22Ago23 o mercado de opções mostrava grande fluxo de exposição contratual em Gamma Positivo. Tal exposição a Gamma Positivo mostrava-se 5x maior para o pico de curva em BRL 50.09, quando comparado com o vale de curva em Gamma Negativo ao preço de BRL 42.25.
Entendendo que os FM são obrigados a prover liquidez ao mercado - mas não são obrigados a perder dinheiro em função deste compromisso -, observamos com certa cautela esta região de preços tendo em vista que ao vermos as cotações do ativo se desdobrando nesta direção a operação de equilíbrio dos FM geraria grande fluxo de distribuição do papel – venda – podendo eventualmente frear o movimento de alta observado no curto prazo.

Fonte: Market Gamma | Jumba
Confirmações Operacionais
Passados os pregões dos dias 28 e 29, observou-se grande distribuição no ativo BBAS3 já no dia 30Ago23, com significativa queda nos volumes e grande momentum na direção de correção do ativo. Ainda no dia 30, foi possível observar aquilo que estávamos monitorando desde o inicio operacional: O balanceamento operacional do FM gerando grande distribuição no ativo e consequente freio nas altas observadas até então. Perceba que este balanceamento resultante da venda de ativos do FM moveu para cima o preço de flip, antes em BRL 44.72, agora em BRL 46.11.

Fonte: Market Gamma | Jumba
Abaixo, a evidente baixa no volume comprado evidenciando grande evento de distribuição do ativo junto de grande momentum nos ultimos 2 pregões consecutivos.

Conclusão Operacional
Tendo em vista o movimento observado, e o desdobramento do preço do ativo atingindo a zona de strike de nossa trava de crédito, ou seja, BBAS3 < BRL 47.14 (mínimas tocaram BRL 47.02) entendemos que a proximidade dos vencimentos contratuais somada a baixa latencia de atividade que poderemos ter na próxima semana do feriado do próximo 07 de Setembro, que esta estrutura nos deixou de ser estratégica, representando pequeno benefício de exposição até o proximo dia 15Set23.
Dessa maneira encerramos a nossa exposição nesta estrutura e zona de risco sem danos ao fluxo operacional deste vencimento.
Permanecemos à disposição para eventuais dúvidas e afins através de nossos canais de atendimento.
Cordialmente,
Chief Investment Officer - Sociedade Tau
*Este texto não caracteriza ou intenciona se caracterizar como sugestão de investimento. Decisões tomadas a partir desta publicação não são de responsabilidade da Sociedade Tau.
